Skip to main content
Se você é mamãe de primeira viagem e está cheia de dúvidas de quais exames precisa fazer, e qual é o momento certo que eles devem ser realizados, pode ficar tranquila que estamos aqui para lhe ajudar nessa missão.
Vamos começar esclarecendo que, para cada fase da sua gestão é necessário realizar um exame diferente. Os exames que hoje vamos falar sobre, são as ultrassonografias e cada uma tem seu tempo especifico, são eles:

No início da gestação (até 3 meses).

– Ultrassonografia transvaginal: Exame realizado por meio de um transdutor inserido por via vaginal, que é feito no início da gestação (até três meses de gestação) e também para visualização de útero e ovários nas mulheres em geral.

– Ultrassonografia transvaginal morfológica do primeiro trimestre ou US transvaginal com translucência nucal: Deve ser realizado até a semana doze. É um exame de extrema importância para o acompanhamento pré-natal. A partir dessas medidas, o obstetra poderá estimar as chances daquele feto ser portador de alguma cromossomopatia, como a Síndrome de Down, por exemplo.
– Ultrassonografia obstétrica: Exame que avalia: posição do bebê, peso fetal, placenta e seu aspecto, quantidade de líquido amniótico, presença de batimentos cardíacos fetais e movimentos corpóreos e respiratórios do bebê. Só pode ser realizado a partir de três meses.

Entre 20 a 30 semanas de Gestação 

– Ultrassonografia morfológica do segundo trimestre: Exame realizado pela via trans-abdominal, que serve para diagnosticar a má-formação do feto. O período ideal para ser feito esse exame é de vinte a vinte e quatro semanas.
– US obstétrica com perfil biofísico fetal: permite avaliar a saúde fetal no que se refere ao grau de oxigenação do seu sistema nervoso central. De maneira geral, quando solicitado, será realizado a partir de 30 semanas de gestação.

US obstétrica em 3D/4D (25 a 28 semanas)

3D- Exame que mostra imagens do bebê em três dimensões, a melhor parte é a possibilidade de ver o rostinho dele com detalhes, com fotos exclusivas de diversas posições do bebê. No resultado, a mamãe recebe as imagens em 3D reproduzidas no exame, gravadas em DVD.

4D- Mostra essas mesmas imagens, só que em movimento, uma sensação de sentimentos inexplicáveis . O que se enxerga é a pele que cobre o bebê. É possível ver o formato do nariz, observar movimentos e até mesmo vê-lo colocando a língua de fora.
Às vezes a tecnologia 3D e 4D pode ser útil para mostrar mais detalhes sobre alguma anormalidade já detectada. Também ajuda a diagnosticar problemas não detectados em uma ultrassom normal, para preparar a família e já deixar os médicos prontos para uma eventual cirurgia depois do parto.

No fim da Gestação

Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido: Exame de indicação precisa. Avalia o fluxo sanguíneo de vasos fetais para identificar determinadas patologias e determinar o estado de oxigenação do bebê. Importante método para o acompanhamento da vitalidade fetal em pacientes com doenças hipertensivas na gestação. Ele é realizado no fim da gravidez.
A Prodimagem possui especialistas em todos os exames que necessários para sua gestação, além de um espaço exclusivo destinado para a mulher, a Prodimagem Femme. Esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas, estamos esperando por você mamãe!
× Como posso te ajudar?